Ads 468x60px

Bronzeamento


Quando alguém fica exposto por um tempo ao sol, a luz ultravioleta estimula a produção de melanina, um pigmento presente no nosso corpo que tem o efeito de absorver a radiação UV da luz solar, protegendo as células dos danos causados pelo UV.
A melanina é responsável pelo escurecimento da pele, dando, assim, o efeito do bronzeado. Os melanócitos, células que são responsáveis pela produção de melanina, produzem dois pigmentos diferentes: a eumelanina (marrom) e a feomelanina (amarela e vermelha). A feomelanina é encontrada mais em pessoas ruivas. Esse pigmento ocasiona a proteção sem o bronzeamento, por isso as pessoas ruivas não têm facilidade em se bronzear, já a eumelanina provoca o bronzeamento da pele.
O hormônio que estimula a produção de melanina é o MSH. Algo muito interessante é o fato de que a glândula pituitária (que produz o MSH) está ligada ao nervo óptico. Por isso, a claridade da luz afeta essa glândula, ocasionando o aumento da produção de MSH e, consequentemente, o bronzeado. Em razão disso, muitas pessoas que usam diariamente óculos de sol, sofrem queimaduras, pois o corpo diminui consideravelmente a produção de melanina nessa ocasião.
Uma pessoa de pele mais clara tende a se queimar no sol muito mais do que outra de pele mais escura, pois a melanina serve de proteção à pele. A luz ultravioleta do sol se divide em UVA, que permite o bronzeamento saudável; UVB, que provoca as queimaduras e danos à pele; e UVC, que não nos atinge, pois é filtrada na atmosfera.
O filtro ou protetor solar é uma loção, spray ou produto tópico que protege a pele das radiações ultravioleta do sol, reduzindo as queimaduras solares e outros danos à pele. O FPS (Fator de Proteção Solar) é uma medida de laboratório que relaciona a efetividade e o grau de proteção dos filtros solares, quanto mais alto o valor do FPS, maior será a proteção.
Além do filtro solar para a proteção, é recomendado abster-se do sol entre 10h e 16h e fazer uso de roupa apropriada, de cor clara e de tecidos leves, chapéus, bonés e óculos de sol de qualidade, que ofereçam proteção adequada contra os raios UV.
 
http://www.brasilescola.com/saude/bronzeamento.htm

0 comentários :

Postar um comentário

O que achou? Comente ♥♥♥

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Blogger Templates