AIDS - se cuida e viva melhor

  • Após diagnóstico de HIV, piora na vida sexual é diferente em homens e mulheres

    SÃO PAULO - Um estudo realizado na Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP constatou que, após o diagnóstico positivo de HIV, homens e mulheres sofrem piora em suas relações sexuais, o que pode estar relacionado a vários fatores, desde o desempenho até a frequência do ato.
    Segundo a pesquisa, ao comparar homens e mulheres, foi possível perceber que cada grupo considera diferentes variáveis como causas...

  • Campanha Diagnóstico Precoce

    Nova Friburgo é o primeiro município do Estado do Rio a promover a Campanha Diagnóstico Precoce para HIV e Sífilis, que está sendo realizada esta semana no Centro de Saúde Silvio Henrique Braune, no Suspiro. Com o slogan "Aids, Encare de Frente", a iniciativa tem como objetivo incentivar a população a fazer o teste de HIV, que é gratuito e sigiloso.
    Promovida pela Pastoral da Aids CNBB, a campanha prossegue at...

  • São Paulo - Ações para o Dia Mundial

    Campanha Fique Sabendo
    Os Centros de Testagem e Aconselhamento realizam trabalhos de prevenção e assistência com pessoas em situação de risco ou com DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis) e HIV/AIDS. O local atende quem deseja realizar testes para HIV, sífilis e hepatites B e C ou a quem simplesmente procura informações a respeito destas doenças. O núcleo também presta assist...

  • Diagnóstico Precoce

    Nova Friburgo é o primeiro município do Estado do Rio a promover a Campanha Diagnóstico Precoce para HIV e sífilis, que está sendo realizada esta semana no Centro de Saúde Silvio Henrique Braune, no Suspiro. Com o slogan "Aids, Encare de Frente", a iniciativa tem como objetivo incentivar a população a fazer o teste de HIV, que é gratuito e sigiloso.
    Promovida pela Pastoral da Aids CNBB, a campanha prossegue...

  • Campanha pede fim de preconceito contra doentes

    "Quem vê cara, não vê Aids" - este é o bordão de jovens que pedem o fim do preconceito contra quem tem a doença. Eles participam da campanha de prevenção do ministério da Saúde que vai ser lançada no dia mundial de combate a Aids no dia 1° de dezembro.


HIV é a sigla em inglês do vírus da imunodeficiência humana. Causador da aids, ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de doenças. As células mais atingidas são os linfócitos T CD4+. E é alterando o DNA dessa célula que o HIV faz cópias de si mesmo. Depois de se multiplicar, rompe os linfócitos em busca de outros para continuar a infecção.
Ter o HIV não é a mesma coisa que ter a aids. Há muitos soropositivos que vivem anos sem apresentar sintomas e sem desenvolver a doença. Mas, podem transmitir o vírus a outros pelas relações sexuais desprotegidas, pelo compartilhamento seringas contaminadas ou de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação. Por isso, é sempre importante fazer o teste e se proteger em todas as situações.
Biologia – HIV é um retrovírus, classificado na subfamília dos Lentiviridae. Esses vírus compartilham algumas propriedades comuns: período de incubação prolongado antes do surgimento dos sintomas da doença, infecção das células do sangue e do sistema nervoso e supressão do sistema imune.

Reflexão

                              Eu sei que diante das tempestades é quase impossível acreditar e enxergar a luz do fim do túnel. Eu sei que...